Cada alimento um sabor e uma textura.
Saberes e conhecimentos:
EIC3ET03H - Alimentação saudável.
Objeto do Conhecimento:
Propriedades dos alimentos: sabor (doce, salgado, azedo, amargo), consistência (líquido, pastoso e sólido).
Objetivo:
Ampliar o conhecimento das crianças sobre os diferentes tipos de alimentos, suas propriedades de sabor e consistência.
Promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável.
Intencionalidade avaliativa
1. Quais são os tipos de alimentos que as crianças reconhecem?
2. Como as crianças demonstram conhecimento sobre a importância da alimentação saudável e dos hábitos de higiene relacionados à alimentação?
Metodologia da experiência
1. Assistir ao clipe da música "Toda comida boa" da Palavra Cantada, permitindo que as crianças ouçam e observem o vídeo.
2. Após assistir ao clipe, realizar uma roda de conversa para levantar conhecimentos contextuais com as crianças. Questionar sobre os alimentos que são plantados e colhidos na terra, os alimentos que vêm da água, a relação entre alimentos naturais e saudáveis.
3. Montagem de um quadro com imagens de alimentos processados, a realização de uma "feira" na sala de aula com alimentos para identificar os tipos de alimentos e suas propriedades.
4. Estimular a participação ativa das crianças na identificação e classificação dos alimentos de acordo com suas propriedades de sabor (doce, salgado, azedo, amargo) e consistência (líquido, pastoso, sólido).
5. Promover a experimentação de diferentes alimentos saudáveis, oferecendo pequenas porções para as crianças degustarem e identificarem suas propriedades de sabor e consistência.
7. Realizar atividades de expressão artística relacionadas à alimentação saudável, como desenhar e pintar pratos coloridos com diferentes tipos de alimentos.
Registro
Anotações das respostas das crianças durante a roda de conversa sobre conhecimentos contextuais.
Registros das atividades práticas, como fotos.
Comentários
Postar um comentário