Alimentação saudável
Tema: Alimentação saudável
Conteúdo:
Alimentos e cuidados com o corpo.
Exploração dos diferentes sabores e texturas dos alimentos.
Reconhecimento e identificação dos tipos de alimentos
Objeto do conhecimento:
Tipos de alimentos e propriedades dos alimentos: sabor e consistência.
Objetivo:
Ampliar o conhecimento das crianças sobre os diferentes tipos de alimentos, suas propriedades de sabor e consistência.
Estimular a exploração sensorial através da degustação de alimentos com sabores e consistências variadas.
Incentivar a autonomia das crianças na escolha e manipulação de alimentos durante a atividade.
Intencionalidade avaliativa:
Quais tipos de alimentos as crianças conseguiram reconhecer durante a atividade?
Como as crianças reagiram aos diferentes sabores e consistências dos alimentos?
Como as crianças demonstraram autonomia na escolha e manipulação dos alimentos?
Metodologia:
Apresentar às crianças diferentes tipos de alimentos (frutas, legumes, pães, laticínios, etc.), utilizando imagens, objetos reais ou embalagens de alimentos.
Explorar com as crianças as características e propriedades dos alimentos, como sabor e consistência. Exemplificar e explicar cada propriedade, utilizando linguagem acessível para as crianças.
Realizar uma atividade de degustação de alimentos com diferentes sabores e consistências. Disponibilizar pequenas porções de alimentos representativos dos diferentes sabores (doce, salgado, azedo, amargo) e consistências (líquido, pastoso, sólido).
Observar e registrar as reações das crianças ao experimentar os diferentes alimentos, estimulando-as a expressar suas preferências e opiniões.
Promover momentos de conversa em grupo, incentivando as crianças a compartilhar suas descobertas sobre os alimentos e as propriedades de sabor e consistência que experimentaram.
Propor uma atividade prática em que as crianças possam manipular alimentos de diferentes tipos, cortando, amassando ou montando combinações simples.
Estimular a autonomia das crianças ao permitir que elas escolham os alimentos que desejam manipular e criar combinações de sabores e consistências.
Finalizar a aula com uma roda de conversa, na qual as crianças poderão compartilhar o que aprenderam sobre os tipos de alimentos e suas propriedades de sabor e consistência.
Registro:
Fotografias dos alimentos apresentados.
Lista dos alimentos reconhecidos pelas crianças.
Observações sobre as reações das crianças durante a degustação.
Fotografias das criações das crianças com os alimentos.
Materiais:
Imagens, objetos reais ou embalagens de diferentes tipos de alimentos.
Diferentes alimentos para a degustação (frutas, legumes, pães, laticínios, etc.).
Pratos, talheres e copos adequados para a atividade de degustação.
Utensílios de manipulação de alimentos (faca sem ponta, tábuas de corte, etc.).
Materiais para as criações com alimentos (pratos, travessas, etc.).
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