Alimentação saudável

Tema: Alimentação saudável

Conteúdo: 

Alimentos e cuidados com o corpo.

Exploração dos diferentes sabores e texturas dos alimentos.

Reconhecimento e identificação dos tipos de alimentos

Objeto do conhecimento:

Tipos de alimentos e propriedades dos alimentos: sabor e consistência.

Objetivo:

Ampliar o conhecimento das crianças sobre os diferentes tipos de alimentos, suas propriedades de sabor e consistência.

Estimular a exploração sensorial através da degustação de alimentos com sabores e consistências variadas.

Incentivar a autonomia das crianças na escolha e manipulação de alimentos durante a atividade.

Intencionalidade avaliativa:

Quais tipos de alimentos as crianças conseguiram reconhecer durante a atividade?

Como as crianças reagiram aos diferentes sabores e consistências dos alimentos?

Como as crianças demonstraram autonomia na escolha e manipulação dos alimentos?

Metodologia:

Apresentar às crianças diferentes tipos de alimentos (frutas, legumes, pães, laticínios, etc.), utilizando imagens, objetos reais ou embalagens de alimentos.

Explorar com as crianças as características e propriedades dos alimentos, como sabor e consistência. Exemplificar e explicar cada propriedade, utilizando linguagem acessível para as crianças.

Realizar uma atividade de degustação de alimentos com diferentes sabores e consistências. Disponibilizar pequenas porções de alimentos representativos dos diferentes sabores (doce, salgado, azedo, amargo) e consistências (líquido, pastoso, sólido).

Observar e registrar as reações das crianças ao experimentar os diferentes alimentos, estimulando-as a expressar suas preferências e opiniões.

Promover momentos de conversa em grupo, incentivando as crianças a compartilhar suas descobertas sobre os alimentos e as propriedades de sabor e consistência que experimentaram.

Propor uma atividade prática em que as crianças possam manipular alimentos de diferentes tipos, cortando, amassando ou montando combinações simples.

Estimular a autonomia das crianças ao permitir que elas escolham os alimentos que desejam manipular e criar combinações de sabores e consistências.

Finalizar a aula com uma roda de conversa, na qual as crianças poderão compartilhar o que aprenderam sobre os tipos de alimentos e suas propriedades de sabor e consistência.

Registro:

Fotografias dos alimentos apresentados.

Lista dos alimentos reconhecidos pelas crianças.

Observações sobre as reações das crianças durante a degustação.

Fotografias das criações das crianças com os alimentos.

Materiais:

Imagens, objetos reais ou embalagens de diferentes tipos de alimentos.

Diferentes alimentos para a degustação (frutas, legumes, pães, laticínios, etc.).

Pratos, talheres e copos adequados para a atividade de degustação.

Utensílios de manipulação de alimentos (faca sem ponta, tábuas de corte, etc.).

Materiais para as criações com alimentos (pratos, travessas, etc.).


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